sábado, 17 de janeiro de 2009

Match Agnaldo X Jonathan 2009 - Jogo 10


Essa foi a partida final. E que final. O oponente precisava ganhar. Fez uma boa partida, a minha foi melhor. Ganhar de Negras tem um sabor a mais! 6 a 4 foi um bom resultado (lembrem-se que perdi uma por WO). Poderia ser melhor, mas foi o que deu! Resultado por resultado o que importa é que o troféu tá na mão.

Vamos ao jogo:

A partida foi dura, ninguém queria perder. Eu jogava pelo empate. Uma série de trocas ocorreram no lance 19 e a posição ficou assim:

Ambos os lados com 1 peão passado. Eu tinha 1 peão a mais, porém minha cadeia de peões estava um pouco debilitada. 1 peão isolado e outro dobrado. Tinha que fazer tudo pra melhorar meu posicional. Fiquei com um Bispo contra Cavalo. Vamos pra frente, que tem jogo!



Posicionei meu Bispo em d5, e esperei o momento certo para conquistar as colunas. No lance 29. Dd4 fui "forçado" a trocar as Damas. Parti pro final de Torres. Que vença o melhor.


E agora o momento de abrir as colunas: f4+! Se não tomar fico com 2 peões passados. Meu Bispo (eta bispo bom viu?) marcava o avanço do peão passado do oponente ao tempo que as Torres alinhadas ameaçavam com uma possivel desobstrução da coluna "d". E então veio a sequência final que resultou no abandono do adversário.



E agora o jogo na íntegra. Ainda estou estudando a posição. Acho que tava mesmo superior e o lance f4+ foi decisivo. Alguém prova o contrário? Agradeço se encontrarem uma variante melhor!


E é isso. Meu primeiro match. Saí vitorioso. Nunca duvidei do resultado. que venha o próximo!


Jonathan FIDE.

3 comentários:

Unknown disse...

f4 eu achei obvio, agora o lance 45 e1=C+ duplo arrasador, digna de um mestre.más lembre, é um capivara que tá falando.
Carlos.Silva.

Irt Fred Bandeira 2019 disse...

O LANCE F4 FOI BOM,MAS QUANDO O REI FOI PARA E2 E TORRE G8,AS PRETAS FICAM PERDIDAS,PORQUE TORRE TOMA E4+ BISPO TOMA TORRE E CAVALO DA UM XEQUE DESCOBERTO E LEVA A TORRE DE D7.PRETAS PERDE O JOGO.

Irt Fred Bandeira 2019 disse...

DEMOREI MUITO AVANÇAR OS PEÕES,NA ALA DA DAMA ISSO FOI DECISSIVO PARA NÃO VANCER A PARTIDA.
MAS PARABENS PARA O JONATHAN FEZ BELAS PARTIDAS